PIBIC 2024
ATIVIDADES | DATA |
---|---|
LANÇAMENTO DO EDITAL | 29/04/2024 |
PRAZO FINAL DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS | 19/05/2024 |
AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS PELO COMITÊ PIBIC | 20/05 A 23/06/2024 |
PRAZO FINAL PARA CONFIRMAR A EXECUÇÃO DO PROJETO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS APROVADOS, JUNTO À COORDENAÇÃO DO PROGRAMA | 26/06/2024 |
IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS E PROJETOS | 01/08/2024 |
PERÍODO PARA ENCAMINHAMENTO DE SUBSTITUIÇÃO DE ALUNOS | 01/08 A 06/11/2024 |
ENTREGA DO RELATÓRIO PARCIAL DO ALUNO | 21/02/2025 |
FINALIZAÇÃO DA PESQUISA | 31/07/2025 |
ENTREGA RELATÓRIO FINAL | 29/08/2025 |
EDITAIS E PROJETOS ANTERIORES A 2024
ANO 2022
ATIVIDADES | DATA |
---|---|
Lançamento do Edital | 19/04/2022 |
Prazo Final de Recebimento das Propostas | 12/05/2022 |
Avaliação e classificação de propostas pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) | 20/06/2022 |
Divulgação do Resultado | 30/06/2022 |
Prazo final para confirmar a execução do projeto e a participação dos alunos aprovados | 29/07/2022 |
Implantação das bolsas e projetos | 01/08/2022 |
Período para encaminhamento de substituições dos alunos | 01/08 a 04/11/2022 |
Entrega relatório parcial | 15/02/2023 |
Entrega relatório final | 31/08/2023 |
ANO 2023
ATIVIDADES | DATA |
---|---|
Lançamento do Edital | 12/04/2023 |
Prazo Final de Recebimento das Propostas | 02/05/2023 |
Avaliação e classificação de propostas pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) | 03/05 a 10/06/2023 |
Divulgação do Resultado | 30/06/2023 |
Prazo final para confirmar a execução do projeto e a participação dos alunos aprovados | 29/07/2023 |
Implantação das bolsas e projetos | 01/08/2023 |
Período para encaminhamento de substituições dos alunos | 01/08 a 04/11/2023 |
Entrega relatório parcial | 08/03/2024 |
Entrega relatório final | 31/08/2024 |
SOBRE O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)
Promovendo a Pesquisa Científica
O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden tem como objetivo principal despertar a vocação dos alunos por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e ético. Além disso, busca soluções inovadoras para os problemas da sociedade e proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Desta forma, o UniMetrocamp Wyden oferece um ambiente institucional para a formação de futuros pesquisadores.
Início do Programa em 2022
Em 2022, teve início o PIBIC/UniMetrocamp, com a atribuição de 7 bolsas de Iniciação Científica para os alunos, além de remuneração para os docentes envolvidos. O processo de concessão de bolsas conta com a participação de avaliadores internos, que também supervisionam a organização e a execução da JUPESQI (Jornada Unimetrocamp de Pesquisa, Extensão e Internacionalização) e o SEPESQI (Semana de Pesquisa, Extensão e Internacionalização).
Consolidação do Programa em 2023
Apresentação dos Resultados dos Projetos
Durante a JUPESQI e a SEPESQI, os resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) são apresentados de forma ampla e acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral. Esses eventos representam importantes oportunidades para os alunos de graduação compartilharem suas descobertas, experiências e contribuições para a ciência e para a sociedade. Além disso, proporcionam um ambiente propício para o estabelecimento de redes de colaboração e troca de conhecimento entre os participantes, enriquecendo ainda mais o ambiente acadêmico do UniMetrocamp Wyden.
QUER MONTAR UM PROJETO E NÃO SABE COMO?
- Escolha do Orientador:
- Identificação de um professor orientador interessado em supervisionar alunos de iniciação científica.
- Definição do Tema:
- Discussão com o orientador sobre o tema da pesquisa, buscando relevância e interesse mútuo.
- Pesquisa Preliminar:
- Realização de uma pesquisa inicial sobre o tema escolhido, utilizando fontes confiáveis como livros, artigos científicos e sites especializados.
- Elaboração do Projeto:
- Introdução: Apresentação do tema e sua importância.
- Justificativa: Explicação da relevância do tema e dos objetivos da pesquisa.
- Objetivos: Definição clara e específica dos resultados pretendidos.
- Metodologia: Descrição das etapas da pesquisa e dos materiais utilizados.
- Resultados Esperados: Previsão realista dos resultados que se espera alcançar.
- Referências Bibliográficas: Citação correta das fontes utilizadas, seguindo as normas da ABNT.
- Orientação do Professor:
- Busca de orientação de um professor experiente na área, para esclarecimento de dúvidas e direcionamento na elaboração do projeto.
- Adaptação às Normas:
- Ajuste do projeto às normas da instituição de ensino e do órgão de fomento à pesquisa, se aplicável, tanto na elaboração quanto na apresentação.
- Comprometimento e Dedicação:
- Manutenção do compromisso e da dedicação ao longo da realização do projeto, cumprindo as etapas e buscando constantemente aprender e evoluir na área de estudo.
DEPOIMENTOS DE NOSSOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Título: Adesão a vacina BCG durante a pandemia por SARS-CoV-2
Orientadora: Profa. MsC. Franciele A. V. Dionato
Aluna: Giovana Fogaça de Sene
Curso: Enfermagem
Resumo: A BCG foi confeccionada para prevenir doenças respiratórias, tal como a tuberculose, no entanto, o sistema imunológico tem demonstrado respostas inesperadas após a vacina, tal qual reprogramação epigenética da imunidade inata. faz parte do calendário vacinal brasileiro A adesão a vacina é de suma importância, visto que a resposta às doenças tem maior eficácia quando se dá pela iniciativa coletiva. No entanto a adesão demonstrou queda em 2019. Acredita-se que houve piora nos anos subsequentes em virtude da pandemia por SARS-CoV-2. Em virtude disso, esse trabalho visa investigar a adesão a vacina da BCG no ano de 2020. A metodologia que será análise quantitativa, retrospectiva, descritiva utilizando a Base de Dados Nacional Tabnet Datasus de domínio público, portanto, descarta-se a necessidade de submissão à apreciação do comitê de ética em pesquisa. Serão extraídos os bancos de dados relacionados a vacina BCG e nascidos vivos, analisados no Prisma GraphPad®, confeccionados quadro, tabelas e gráficos para demonstrar os dados. Serão calculados média, mediana, IC 95%; e, dos percentuais obtidos do número de nascidos vivos para os números de vacinados serão tabulados e apresentados no modelo final as unidades federais de maior e menor adesão a vacinação pela vacina BCG.
Título: Relações violentas possíveis interpretações
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Zago Castelli
Aluno: Abhner Marco dos Reis
Curso: Psicologia
Resumo: Este presente trabalho é uma revisão bibliográfica de natureza integrativa que pretende relacionar matérias de diversas fontes e mídias. O assunto a ser estudado é relacionamentos violentos. Considerando a definição fornecida pela Organização Mundial da Saúde, este estudo pretende trazer à tona a importância das discussões e medidas públicas para o cuidado e tratamento de vítimas e agressores que evitam a perpetuação de relacionamentos violentos de forma evidente ou subjetiva, tóxicos, abusivos e negligentes. Focando especialmente nas relações homoafetivas – parceiros do mesmo sexo. Esse estudo será realizado sob a ótica da análise do comportamento especialmente na área do controle aversivo. Os principais descritores para a busca serão: relacionamento abusivo, violência, homoafetividade, desamparo aprendido. Como critério de seleção do material, serão priorizados trabalhos que descrevam situações e analises sobre o fenômeno e artigos que descrevam intervenções. Pretende-se com esse presente trabalho evidenciar a urgência social de debates e medidas reparadoras no âmbito afetuoso de relacionamentos homoafetivos. Esse presente relatório parcial apresenta a literatura lida sobre conceitos em analise do comportamento e trabalhos publicados que envolvem a temática.
Título: A identidade mito nas redes sociais e de que forma esta se relaciona com o autoconceito dos adolescentes
Orientadora: Profa. Dra. Juliana Soares de Jesus
Aluna: Laura Rios Moreira
Curso: Psicologia
Resumo: Durante a pandemia, diversos estudos foram realizados apontando consequências ocasionados pelo vírus e pelo isolamento social, tais como crise econômica, impactos físicos e psicológicos. Não há dúvidas de que com as novas formas de desenvolver atividades no cotidiano estabeleceu, novas dinâmicas relacionais que favoreceram o desenvolvimento de identidades. Diante desse cenário, este projeto tem como objetivo realizar um levantamento acerca dos impactos do isolamento social nas identidades de adolescentes e adultos. Para tal, pretende-se realizar uma pesquisa documental em que se pretende analisar estudos científicos em banco de dados e redes sociais para investigar as formas relacionais e constitutivas que estão em voga no “pós- pandemia”. Espera-se, dessa forma, compreender as novas configurações e relações que constituem as identidades e subjetividades dos indivíduos para contribuir para a produção do conhecimento teórico e atuações profissionais diante dessa nova realidade.
Título: Migração e desafios no combate ao trabalho escravo no setor têxtil em São Paulo durante a pandemia
Orientador: Profa. MsC. Gabriel Goulart Terra Furquim
Aluna: Jessyca Larissa Campos Santos
Área: Direito
Resumo: Os fluxos migratórios internacionais se ampliaram e se diversificaram, particularmente na América Latina. A crise sanitária, social e política produzida pela pandemia de Covid-19 contribuiu para os processos de acolhimento e de exclusão das pessoas migrantes. O resultado disto são medidas de controle sob uma lógica da segurança. A hipótese da presente pesquisa é que estas circunstâncias aumentaram o processo de marginalização e, ao mesmo tempo, diminuíram as formas de proteção, impedindo políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos. Com isso, os planos de trabalhos individuais pretendem analisar, neste cenário, a questão do trabalho escravo contemporâneo e sua relação com as migrações, assim como fazer um recorte de gênero sobre as mulheres migrantes. Objetiva-se compreender esta relação entre migrações, política e Estado, especialmente na América Latina no contexto da pandemia, valendo-se de levantamento bibliográfico e análise documental.
Título: Um Recorte de Gênero das Migrações Internacionais: as Mulheres Migrantes em Campinas e Região
Orientador: Profa. MsC. Gabriel Goulart Terra Furquim
Aluna: Stephanie de Oliveira MotaÁrea: Direito
Resumo:Os fluxos migratórios internacionais se ampliaram e se diversificaram, particularmente na América Latina. A crise sanitária, social e política produzida pela pandemia de Covid-19 contribuiu para os processos de acolhimento e de exclusão das pessoas migrantes.
O resultado disto são medidas de controle sob uma lógica da segurança. A hipótese da presente pesquisa é que estas circunstâncias aumentaram o processo de marginalização e, ao mesmo tempo, diminuíram as formas de proteção, impedindo políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos. Com isso, os planos de trabalhos individuais pretendem analisar, neste cenário, a questão do
trabalho escravo contemporâneo e sua relação com as migrações, assim como fazer um recorte de gênero sobre as mulheres migrantes. Objetiva-se compreender esta relação entre migrações, política e Estado, especialmente na América Latina no contexto da pandemia, valendo-se de levantamento bibliográfico.