O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CENTRO UNIVERSITÁRIO METROCAMP WYDEN é voltado à alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação – modalidade presencial e à distância (EAD) – e tem como objetivo desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, procurar novas respostas e soluções para problemas investigados; desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; promover a autonomia do aluno para refletir sobre questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica; e, proporcionar espaço institucional para formação de futuros pesquisadores, mestres e doutores.

  1. DAS INSCRIÇÕES

    1. Período das inscrições: de 29 de abril a 19 de maio de 2024.

    2. A inscrição consiste em:

      1. Etapa 1: Preenchimento do forms de inscrição conforme período estabelecido no item 2.1. O forms está disponível em https://forms.office.com/r/gXmhXMa46E

      2. Etapa 2: Envio do projeto de pesquisa, conforme Modelo de Projeto, disponível no anexo II, em ARQUIVO ÚNICO contendo os dados do projeto e os dados dos planos de trabalhos dos alunos (item 2.4) identificado com o primeiro e o último nome do professor orientador e o curso ao qual o projeto está vinculado (Ex. “Fulano Pereira_Fisioterapia”) para o e-mail pesquisa.extensao@unimetrocamp.edu.br no mesmo prazo de inscrição do item 2.1.

    3. A finalização da inscrição será confirmada através de mensagem enviada pelo e-mail pesquisa.extensao@unimetrocamp.edu.br mediante o recebimento do arquivo com o projeto de pesquisa (anexo I), conforme estabelecido nos itens 2.2.1 e 2.2.2.

Parágrafo único: Não será permitida a renovação de projeto em andamento e aprovado no Edital anterior.

  1. PROFESSOR ORIENTADOR

    1. O projeto de iniciação científica será apresentado pelo professor, que deverá preencher os seguintes requisitos:

      1. Ser professor nos cursos de graduação presencial ou EAD da instituição;

      2. Possuir título de doutor ou mestre devidamente reconhecido em território nacional;

      3. Possuir Currículo Lattes atualizado, pelo menos até 01/02/2024, com experiência na prática da pesquisa.

      4. Enquadrar-se em uma das Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa que constam no anexo I deste edital.

    2. Ao se candidatar a este edital, o professor orientador assume o compromisso:

      1. Promover a seleção de até 4 (quatro) alunos que participarão do projeto proposto;

      2. Realizar a inscrição no processo seletivo referente a este Edital.

      3. Elaborar e submeter plano de trabalho especificando as atividades de cada aluno.

    3. Cada professor poderá apresentar até 4 (quatro) projetos de iniciação científica vinculado a este edital.

    1. O aluno deverá preencher os seguintes requisitos:

      1. Ser aluno regularmente matriculado em um curso de graduação, de qualquer modalidade, da instituição;

      2. Não estar cursando o primeiro período do seu curso de graduação, exceto para cursos de graduação tecnológica;

      3. Não estar cursando o último ano do seu curso de graduação; exceto para cursos onde a Iniciação Científica pode ser aproveitada como estágio curricular.

      4. Possuir coeficiente de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a 7,0.

      5. Ser selecionado e indicado pelo orientador para participar do projeto de pesquisa.

      6. Candidatar-se em apenas 01 (um) projeto de pesquisa. O aluno que candidatar-se em mais de 01 (um) projeto de pesquisa terá todas as candidaturas indeferidas.

      7. Ter o Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

    2. O aluno que já participa do Programa de Iniciação Científica poderá ingressar em novo projeto, se atender aos prazos de inscrição e regras constantes no presente Edital e deverá estar em dia com os compromissos assumidos nos editais anteriores.

    1. O projeto deve ser relacionado à agenda de ESG. A agenda ESG promove a pesquisa de boas práticas destinadas a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo seu papel social e ambiental enquanto instituição de ensino. São Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs).

        1. O projeto deverá ter os seguintes itens:
      • Título
      • Resumo, em que conste justificativa, objetivos e metodologia;
      • Justificativa do tema e problema de pesquisa;
      • Objetivos;
      • Fundamentação teórica, com citações indiretas às referências;
      • Metodologia;
      • Viabilidade econômico-financeira.

PIBIC 2024

ATIVIDADES DATA
LANÇAMENTO DO EDITAL 29/04/2024
PRAZO FINAL DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS 19/05/2024
AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS PELO COMITÊ PIBIC 20/05 A 23/06/2024
PRAZO FINAL PARA CONFIRMAR A EXECUÇÃO DO PROJETO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS APROVADOS, JUNTO À COORDENAÇÃO DO PROGRAMA 26/06/2024
IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS E PROJETOS 01/08/2024
PERÍODO PARA ENCAMINHAMENTO DE SUBSTITUIÇÃO DE ALUNOS 01/08 A 06/11/2024
ENTREGA DO RELATÓRIO PARCIAL DO ALUNO 21/02/2025
FINALIZAÇÃO DA PESQUISA 31/07/2025
ENTREGA RELATÓRIO FINAL 29/08/2025

EDITAIS E PROJETOS ANTERIORES A 2024

ANO 2022

ATIVIDADES DATA
Lançamento do Edital 19/04/2022
Prazo Final de Recebimento das Propostas 12/05/2022
Avaliação e classificação de propostas pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) 20/06/2022
Divulgação do Resultado 30/06/2022
Prazo final para confirmar a execução do projeto e a participação dos alunos aprovados 29/07/2022
Implantação das bolsas e projetos 01/08/2022
Período para encaminhamento de substituições dos alunos 01/08 a
04/11/2022
Entrega relatório parcial 15/02/2023
Entrega relatório final 31/08/2023

ANO 2023

ATIVIDADES DATA
Lançamento do Edital 12/04/2023
Prazo Final de Recebimento das Propostas 02/05/2023
Avaliação e classificação de propostas pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC) 03/05 a 10/06/2023
Divulgação do Resultado 30/06/2023
Prazo final para confirmar a execução do projeto e a participação dos alunos aprovados 29/07/2023
Implantação das bolsas e projetos 01/08/2023
Período para encaminhamento de substituições dos alunos 01/08 a
04/11/2023
Entrega relatório parcial 08/03/2024
Entrega relatório final 31/08/2024

SOBRE O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

Promovendo a Pesquisa Científica

O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden tem como objetivo principal despertar a vocação dos alunos por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e ético. Além disso, busca soluções inovadoras para os problemas da sociedade e proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Desta forma, o UniMetrocamp Wyden oferece um ambiente institucional para a formação de futuros pesquisadores.

Início do Programa em 2022

Em 2022, teve início o PIBIC/UniMetrocamp, com a atribuição de 7 bolsas de Iniciação Científica para os alunos, além de remuneração para os docentes envolvidos. O processo de concessão de bolsas conta com a participação de avaliadores internos, que também supervisionam a organização e a execução da JUPESQI (Jornada Unimetrocamp de Pesquisa, Extensão e Internacionalização) e o SEPESQI (Semana de Pesquisa, Extensão e Internacionalização).

Consolidação do Programa em 2023

Em 2023, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden consolidou-se ainda mais, com a atribuição de 10 bolsas concedidas aos professores. Essa expansão do programa demonstra o compromisso contínuo da instituição com a promoção da pesquisa científica e o incentivo ao desenvolvimento acadêmico. Com um maior número de bolsas disponíveis, mais professores e alunos foram capazes de se envolver em projetos de pesquisa inovadores, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

Apresentação dos Resultados dos Projetos

Durante a JUPESQI e a SEPESQI, os resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) são apresentados de forma ampla e acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral. Esses eventos representam importantes oportunidades para os alunos de graduação compartilharem suas descobertas, experiências e contribuições para a ciência e para a sociedade. Além disso, proporcionam um ambiente propício para o estabelecimento de redes de colaboração e troca de conhecimento entre os participantes, enriquecendo ainda mais o ambiente acadêmico do UniMetrocamp Wyden.

QUER MONTAR UM PROJETO E NÃO SABE COMO?

  1. Escolha do Orientador:
    • Identificação de um professor orientador interessado em supervisionar alunos de iniciação científica.
  2. Definição do Tema:
    • Discussão com o orientador sobre o tema da pesquisa, buscando relevância e interesse mútuo.
  3. Pesquisa Preliminar:
    • Realização de uma pesquisa inicial sobre o tema escolhido, utilizando fontes confiáveis como livros, artigos científicos e sites especializados.
  4. Elaboração do Projeto:
    • Introdução: Apresentação do tema e sua importância.
    • Justificativa: Explicação da relevância do tema e dos objetivos da pesquisa.
    • Objetivos: Definição clara e específica dos resultados pretendidos.
    • Metodologia: Descrição das etapas da pesquisa e dos materiais utilizados.
    • Resultados Esperados: Previsão realista dos resultados que se espera alcançar.
    • Referências Bibliográficas: Citação correta das fontes utilizadas, seguindo as normas da ABNT.
  5. Orientação do Professor:
    • Busca de orientação de um professor experiente na área, para esclarecimento de dúvidas e direcionamento na elaboração do projeto.
  6. Adaptação às Normas:
    • Ajuste do projeto às normas da instituição de ensino e do órgão de fomento à pesquisa, se aplicável, tanto na elaboração quanto na apresentação.
  7. Comprometimento e Dedicação:
    • Manutenção do compromisso e da dedicação ao longo da realização do projeto, cumprindo as etapas e buscando constantemente aprender e evoluir na área de estudo.

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Título: Adesão a vacina BCG durante a pandemia por SARS-CoV-2

Orientadora: Profa. MsC. Franciele A. V. Dionato

Aluna: Giovana Fogaça de Sene

Curso: Enfermagem

Resumo: A BCG foi confeccionada para prevenir doenças respiratórias, tal como a tuberculose, no entanto, o sistema imunológico tem demonstrado respostas inesperadas após a vacina, tal qual reprogramação epigenética da imunidade inata. faz parte do calendário vacinal brasileiro A adesão a vacina é de suma importância, visto que a resposta às doenças tem maior eficácia quando se dá pela iniciativa coletiva. No entanto a adesão demonstrou queda em 2019. Acredita-se que houve piora nos anos subsequentes em virtude da pandemia por SARS-CoV-2. Em virtude disso, esse trabalho visa investigar a adesão a vacina da BCG no ano de 2020. A metodologia que será análise quantitativa, retrospectiva, descritiva utilizando a Base de Dados Nacional Tabnet Datasus de domínio público, portanto, descarta-se a necessidade de submissão à apreciação do comitê de ética em pesquisa. Serão extraídos os bancos de dados relacionados a vacina BCG e nascidos vivos, analisados no Prisma GraphPad®, confeccionados quadro, tabelas e gráficos para demonstrar os dados. Serão calculados média, mediana, IC 95%; e, dos percentuais obtidos do número de nascidos vivos para os números de vacinados serão tabulados e apresentados no modelo final as unidades federais de maior e menor adesão a vacinação pela vacina BCG.

Título: Relações violentas possíveis interpretações

Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Zago Castelli

Aluno: Abhner Marco dos Reis

Curso: Psicologia

Resumo: Este presente trabalho é uma revisão bibliográfica de natureza integrativa que pretende relacionar matérias de diversas fontes e mídias. O assunto a ser estudado é relacionamentos violentos. Considerando a definição fornecida pela Organização Mundial da Saúde, este estudo pretende trazer à tona a importância das discussões e medidas públicas para o cuidado e tratamento de vítimas e agressores que evitam a perpetuação de relacionamentos violentos de forma evidente ou subjetiva, tóxicos, abusivos e negligentes. Focando especialmente nas relações homoafetivas – parceiros do mesmo sexo.  Esse estudo será realizado sob a ótica da análise do comportamento especialmente na área do controle aversivo. Os principais descritores para a busca serão: relacionamento abusivo, violência, homoafetividade, desamparo aprendido. Como critério de seleção do material, serão priorizados trabalhos que descrevam situações e analises sobre o fenômeno e artigos que descrevam intervenções. Pretende-se com esse presente trabalho evidenciar a urgência social de debates e medidas reparadoras no âmbito afetuoso de relacionamentos homoafetivos. Esse presente relatório parcial apresenta a literatura lida sobre conceitos em analise do comportamento e trabalhos publicados que envolvem a temática.

Título: A identidade mito nas redes sociais e de que forma esta se relaciona com o autoconceito dos adolescentes 

Orientadora: Profa. Dra. Juliana Soares de Jesus

Aluna: Laura Rios Moreira

Curso: Psicologia

Resumo: Durante a pandemia, diversos estudos foram realizados apontando consequências ocasionados pelo vírus e pelo isolamento social, tais como crise econômica, impactos físicos e psicológicos. Não há dúvidas de que com as novas formas de desenvolver atividades no cotidiano estabeleceu, novas dinâmicas relacionais que favoreceram o desenvolvimento de identidades. Diante desse cenário, este projeto tem como objetivo realizar um levantamento acerca dos impactos do isolamento social nas identidades de adolescentes e adultos. Para tal, pretende-se realizar uma pesquisa documental em que se pretende analisar estudos científicos em banco de dados e redes sociais para investigar as formas relacionais e constitutivas que estão em voga no “pós- pandemia”. Espera-se, dessa forma, compreender as novas configurações e relações que constituem as identidades e subjetividades dos indivíduos para contribuir para a produção do conhecimento teórico e atuações profissionais diante dessa nova realidade.

Título: Migração e desafios no combate ao trabalho escravo no setor têxtil em São Paulo durante a pandemia

Orientador: Profa. MsC. Gabriel Goulart Terra Furquim

Aluna: Jessyca Larissa Campos Santos

Área: Direito

Resumo: Os fluxos migratórios internacionais se ampliaram e se diversificaram, particularmente na América Latina. A crise sanitária, social e política produzida pela pandemia de Covid-19 contribuiu para os processos de acolhimento e de exclusão das pessoas migrantes. O resultado disto são medidas de controle sob uma lógica da segurança. A hipótese da presente pesquisa é que estas circunstâncias aumentaram o processo de marginalização e, ao mesmo tempo, diminuíram as formas de proteção, impedindo políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos. Com isso, os planos de trabalhos individuais pretendem analisar, neste cenário, a questão do trabalho escravo contemporâneo e sua relação com as migrações, assim como fazer um recorte de gênero sobre as mulheres migrantes. Objetiva-se compreender esta relação entre migrações, política e Estado, especialmente na América Latina no contexto da pandemia, valendo-se de levantamento bibliográfico e análise documental.

Título: Um Recorte de Gênero das Migrações Internacionais: as Mulheres Migrantes em Campinas e Região

Orientador: Profa. MsC. Gabriel Goulart Terra Furquim

Aluna: Stephanie de Oliveira MotaÁrea: Direito

Resumo:Os fluxos migratórios internacionais se ampliaram e se diversificaram, particularmente na América Latina. A crise sanitária, social e política produzida pela pandemia de Covid-19 contribuiu para os processos de acolhimento e de exclusão das pessoas migrantes.
O resultado disto são medidas de controle sob uma lógica da segurança. A hipótese da presente pesquisa é que estas circunstâncias aumentaram o processo de marginalização e, ao mesmo tempo, diminuíram as formas de proteção, impedindo políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos. Com isso, os planos de trabalhos individuais pretendem analisar, neste cenário, a questão do
trabalho escravo contemporâneo e sua relação com as migrações, assim como fazer um recorte de gênero sobre as mulheres migrantes. Objetiva-se compreender esta relação entre migrações, política e Estado, especialmente na América Latina no contexto da pandemia, valendo-se de levantamento bibliográfico.